Amor pelas Orquídeas

Amor pelas Orquídeas

domingo, 29 de junho de 2014

Aula sobre "Os vilões das orquídeas"


José Carlos de Almeida Nogueira explicou que cultivar orquídeas exige dedicação e paciência. Devem ser seguidas regras básicas: rega, adubação, luminosidade e combate às pragas. Ensinou também que as orquídeas precisam de espaço para um desenvolvimento saudável, com arejamento, recomendando-se 10cm entre os vasos. Explicou quais os vasos mais adequados às orquídeas e salientou que é preciso ter informações acerca do clima mais favorável a cada orquídea, para saber que espécies podem ser colecionadas pelo orquidófilo de determinada região. Informou sobre a importância do substrato, pois cada espécie requer um substrato próprio. Aconselhou que se entre em contato com o produtor, para saber qual o substrato mais adequado à orquídea que se deseja colecionar. Sobre o uso de inseticidas, recomendou aqueles à base de água, explicando que espécies são mais sensíveis a determinadas pragas, e salientou a importância do uso de máscara e luvas para a aplicação de inseticidas. Ressaltou a importância de ambiente arejado - sem corredor de vento -, até para evitar pragas.





Poema das Orquídeas

Orquídea, exuberância da natureza
Teu perfume exala delícia de fragrância
Seja manhã ou seja noite em um orquidário
Tua flor transmite beleza e elegância.

Cattleyas as preferidas dos orquidófilos
Sua estética é perfeita é uma dádiva real
Todos que cultivam se apaixonam
Pelo perfume e pela estética natural.

Oncindium como é grande sua família
Flor de muita beleza e variedade
Seu lugar no orquidário esta garantido
Por ter estética, beleza e longevidade.

Brassavola nodoza com sua fragrância noturna
Sua performance no orquidário é constante
Seus cachos se derramando pelo vaso
Esperando chegar a noite para ser exuberante.

Phalaenopsis amabilis flor que encanta
Flor branca presente da natureza
Sua flor branca é símbolo mundial
Um presente que significa pureza.

A você que olha a beleza das orquídeas
Ou mesmo que admira e pensa em ser hobbista
Pense na imagem que cada uma nos transmite
Elas dependem de você da mesma maneira que ela lhe conquista.

As orquídeas precisam de um mundo consciente
Pessoas com sensibilidade de admirar a natureza
Procure entedê-las na sua essência natural


Quanta beleza exista no seu perfume e sutileza.

Essa beleza é rustica e milenar
È preciso observar para crer seu aspecto natural
No mundo existem milhares de orquídeas
Que nos transmite um perfume no seu horário pontual.

A beleza das orquídeas são as flores
Suas estruturas rusticas como uma planta
E seus nomes lindos e maravilhosos
Homenageando as mulheres que nos encantam.

As orquídeas e suas lições de vida



É sabido por todos nós que as orquídeas fazem parte da nossa história na botânica mundial. O carinho que nós temos por essa família de plantas ou seja, como é conhecida por seu nome técnico de orquidáceas, e pensando nessas fantásticas flores, é que começaremos a explicar as razões que a vida tem sentido.Vejam as adversidades que as orquidáceas têm para nascer, sobreviver e florescer, a maioria são epífitas ou seja não são parasitas como muitas pessoas imaginam, sobrevivem em lugares bastante altos, alimentando-se de micro e macro nutrientes que os ventos levam e a rica chuva complementa também, as orquídeas vivem em comunhão com as árvores, tipo de parceria bem sucedida onde ambas têm uma eterna harmonia na natureza.



Mesmo com todas essas dificuldades para viver, as orquídeas nos mostram uma bela lição de vida para todas as pessoas que acham que não têm razão para viver, quem cultiva essas plantas tem três motivos para ser feliz, o primeiro é quando obtém segundo quando vê as plantas se enraizarem e, por último, quando tem o prazer de velas com lindas flores perfumadas, essa é uma realização dos orquidófilos.



Quando nascem os primeiros brotos depois vêm as espátulas, em sequência vêm os botões, e por fim as flores, pois é assim na vida nossa de cada dia; os botões nascem fechados e vão se abrindo lentamente a cada dia, até se abrirem totalmente e exalarem o perfume que é característico de cada espécie. As orquídeas dependem da ajuda dos insetos para se reproduzirem; ou seja: o que seria dessas plantas sem seus polinizadores, tais como abelhas, moscas, formigas e até o próprio homem que faz parte dessa simbiose natural.

Hoje, o mercado de trabalho nos tem exigido um hobby que tenha sentido, para humanidade ; ou seja evitar desperdiçar tempo, pois cada segundo bem empregado, faz diferença em nossa vida, e ao mesmo tempo esse hobby, tem proporcionado uma renda extra, haja visto que muitos cantores que tiveram início em igrejas, hoje se tornaram cantores profissionais, conhecidos mundialmente.

As lições que as orquídeas nos dão é que por mais adversas as condições, de vida, mesmo sem água durante o verão, essas sábias plantas, armazenam micro nutrientes em seus pseudos bulbos, para passarem de uma estação para outra. Nós seres humanos temos uma vantagem a mais que é a criatividade de cairmos e levantarmos novamente, e acreditarmos que precisamos estar sempre abertos para receber novos desafios que a vida nos traz todos os dias, e vencer todos esse desafios em todas as manhãs. Pois o ser humano, em sua razão de ser, nasceu para ser feliz, na medida que vive em paz consigo e com seus semelhantes.


José Carlos de Almeida Nogueira

Especialista em Educação